FATOS POLICIAIS

VISUALIZAÇÕES

SEGUIDORES DO LINK REGISTRO E ACONTECIMENTO

terça-feira, 1 de setembro de 2009

REGISTRO E ACONTECIMENTO - AGOSTO/2009


04/08/2008 - A assistente social do município de Portalegre, Edilene Fernandes Jales, 35, morreu na manhã de ontem ao colidir um Gol, cinza, placa KJQ-9339, com um caminhão MZL-8889, na BR-304, na chamada reta Tabajara, próximo a Macaíba.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava conduzindo seu veículo Gol e morreu durante o impacto, por volta das 9h39, no local. Uma passageira que seguia no Gol, ainda não-identificada, também ficou ferida, foi encaminhada ao hospital, mas, segundo os policiais, não corre risco de morte.

O esposo da assistente social, Elias Fernandes, informou que Edilene Fernandes esteve com os filhos antes de viajar, em sua residência localizada na rua Francisco Monte, 9, no conjunto Abolição II, e que ainda chegou a manter contato com a vítima por volta das 7h.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu por causa de um buraco na pista, no KM 275, quando a caçamba freou bruscamente e a vítima tentou uma ultrapassagem, mas acabou colidindo na coluna do veículo.

O motorista do caminhão prestou depoimento e foi liberado.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o corpo que ficou preso às ferragens.

O corpo de Edilene Fernandes está sendo velado na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e será sepultada hoje, às 8h, no cemitério Novo Tempo, em Mossoró.

04/08/2009- O agiota Erivan Pinheiro, 49, foi executado ontem com um tiro de espingarda calibre 12, na favela das Malvinas. A vítima era deficiente físico e estava bebendo na companhia do amigo Gildevan Ribeiro da Silva, 56, em sua residência localizada à rua Amazonita, s/n, no conjunto Jardim das Flores, nas Malvinas.

04/10/2009 - O auxiliar de escritório Wilker Diego Costa Mota, 22, morreu na manhã de ontem após ter sido atropelado por uma D-20, no bairro Santo Antônio.

Familiares da vítima que estiveram no Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), providenciando a liberação do corpo, informaram que o acidente ocorreu por volta das 7h30 de ontem, na rua 6 de Janeiro, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Testemunhas disseram a policiais que a caminhonete, branca, MYV-1220, atropelou a moto conduzida pela vítima, uma Fan, preta, NZL-4032, e o motorista, que não teve seu nome identificado, evadiu-se do local sem prestar socorro.

O veículo apontado como causador do acidente foi localizado e conduzido para o pátio do Departamento Rodoviário Estadual de Trânsito (DPRE).

06/08/2009 – Iniciada a Festa do Bode 2009, a maior já realizada, em termos de negócios e de perspectivas para os criadores de caprinos e ovinos de Mossoró, do Rio Grande do Norte e de outras regiões do país. Além da exposição de cerca de 2 mil animais, o público poderá conferir sabores de novos pratos criados especialmente para o Festival Gastronômico da Caprinocultura, shows musicais e culturais, e acompanhar os leilões em que alguns animais podem atingir valores de até R$ 20 mil. Espera-se que cerca de 100 mil pessoas compareçam ao evento nos quatro dias de festa. A solenidade de abertura começará às 20h30, com a presença da prefeita e várias autoridades. Oliveira explica que, apesar da redução do investimento em atrações musicais, a festa em si não perderá o caráter de feira de negócios, que, na realidade, é o foco do evento. Tanto que, desta vez, a feira terá a cobertura da revista especializada "O Berro", do Rio Grande do Sul, que vem conhecer de perto o evento realizado em Mossoró.

O secretário também disse que a expectativa é de que sejam movimentados algo em torno de R$ 3 milhões, entre negócios fechados e leilões. Embora o evento seja direcionado à caprinocultura, a exposição também contará com outros animais - são previstos leilões de bovinos e equinos. Já o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, também presentes ao evento, estarão disponibilizando linhas de crédito para os criadores que pretendem investir na renovação de seus plantéis. Em termos de negócios, o ponto alto da feira deverá ser no sábado que vem, quando terá lugar o 8º Leilão da Liberdade. Serão leiloados bovinos, equinos, caprinos e ovinos puros de origem.

Para quem gosta de diversão, a partir das 18h, começam as atrações culturais, com show de mamulengos, com Heraldo Lins. Às 19h30, será a apresentação dos poetas Antônio Francisco e Paulo Varela, e, às 22h, a poesia popular de Manoel do Coco. O arrasta-pé fica por conta do cantor Silva Júnior e as bandas Deixe de Brincadeira e Meirinhos do Forró, todas no Espaço Ufersa.

A realização da Feira Bode foi viabilizada com as parcerias da Associação dos Criadores de Caprinos de Mossoró (Asccom), o Governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Norte- rio- grandense de Criadores (Anorc), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

06/08/2009 – Início do evento gay do nordeste em Natal, concluído no dia 9 de agosto, o V Encontro de Grupos Homossexuais do Nordeste - Eghon .

O evento visa a fortaleceu o Movimento GLBT da região, como base para que suas lideranças garantam capital político necessário à busca de direitos e inclusão social da população GLBT.

A realização do evento foi deliberado no encontro ocorrido na cidade de Maceió, no ano de 2007, onde mais de 90 grupos organizados da região Nordeste escolheram a cidade do Natal para sediar a edição deste ano.

A comissão organizadora é composta por nove organizações da região Nordeste, aglutinando todos os segmentos LGBT.

No Nordeste do Brasil, gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros estão entre as maiores vítimas do preconceito e exclusão social. Tratados como sendo invisíveis, em situação de extremo risco e clandestinidade, sujeitos à homofobia e marginalização dentro da própria família.

Ao contrário de outras minorias, não recebem nenhum apoio social, dos pais, dos amigos, da comunidade do sistema de saúde, justamente na idade em que precisam de assistência e orientação.

Os estigmas que cercam os LGBTs tornam a autodescoberta um processo doloroso para eles. Além de cumprir com as tarefas, essas pessoas têm de sobreviver à rejeição social e proteger sua autoestima contra a homofobia.

Entidades destacam dificuldades do segmento

Segundo a coordenação do evento, a maioria das pessoas que optam por opções sexuais alternativas atravessa anos difíceis, mantendo absoluto segredo sobre sua condição sexual.

Os homossexuais vivem a sua sexualidade na clandestinidade ou se expõem à rejeição social, são mais vulneráveis à depressão, isolamento social, abuso de drogas, violência física, sexual e psicológica, problemas no lar, escola e emprego, suicídio, DST e Aids.

O V Eghon ocorrerá no Hotel Praia Mar e tem o apoio financeiro do Departamento Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual de DST/Aids - Governo do Rio Grande do Norte e do Programa Municipal de DST/Aids - Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Prefeitura Municipal da cidade do Natal.

O evento pretende reunir 175 militantes e mais de 120 entidades que lutam pelos direitos humanos de gays, lésbicas e travestis.

O evento deverá resultar na construção de um debate através de mesas-redondas e grupos de trabalhos, que encaminhará uma carta proposta intitulada de "A Carta de Natal", com moções, encaminhamentos e recomendações destinadas à ação do movimento e à ação de controle social nos espaços de execução das políticas públicas.

06/08/2009 - No julgamento do Agravo Regimental referente à Ação Cautelar número 37, na sessão no dia 6 de agosto de 2009(quinta-feira), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), por 5 votos a 2, decidiu pelo retorno de Francisco de Assis Diniz e Luiz Nazareno de Souza, para os cargos de prefeito e vice de Tibau, respectivamente. A cautelar fora interposta por Francisco Diniz e Luiz Nazareno, que pediam efeito suspensivo em relação à decisão de primeira instância que afastou os dois de seus cargos.
O entendimento dos juízes da Corte Potiguar é semelhante ao que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem decido em casos do mesmo tipo. Francisco Diniz (PSB) ficará no cargo até o julgamento do recurso que interpôs no TRE/RN. O agravo foi interposto pelos dois governantes contra decisão proferida pelo juiz Marco Bruno, que atuou em substituição à juíza Lena Rocha, neste processo.
Durante os 30 dias em que Diniz ficou afastado do cargo de prefeito de Tibau, assumiu a prefeitura, após a decisão de primeiro grau, a vereadora Evaneide Fernandes (PSB), presidente da Câmara Municipal.

CUMPRIMENTO - Ao final do julgamento, o juiz Fábio Hollanda levantou questão de ordem para que seja dado cumprimento imediato a decisão. Como esta foi proferida após às 15h, ou seja depois do encerramento do expediente nos cartórios eleitorais do interior (que é das 8h às 15h), o Juízo da 32ª Zona Eleitoral dará cumprimento à decisão da Corte Eleitoral, hoje, dia 7.

09/05/2009 - O time do Potiguar de Parnamirim foi campeão do Estadual da categoria ao empatar com o ABC em 0X0. Como havia vencido na sexta feira o alvinegro por 6x2, o Parnamirim jogava pelo empate por ter ficado em primeiro lugar na primeira fase.O potiguar será o representante do Rio Grande do Norte da COPA BRASIL DE FUTEBOL FEMININO

Em 2008 ano o Parnamirim participou da competição chegando a terceira fase quando foi eliminado pelo Sport Clube do Recife. A Copa do Brasil de futebol feminico começa na primeira quinzena de setembro.

09/08/2009 - Morreu Suzete Fernandes Gurgel, 82 anos, esposa do ex-procurador geral do estado, Sebastião Fernandes Gurgel Filho, 93, escritor, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Suzete sofria de problemas respiratórios há seis meses e teve uma parada cardíaca pela manhã no Natal Hospital Center. Além do marido, ela deixa duas filhas, Suzana e Sara, e quatro netos.

O velório está sendo realizado desde às 18h do dia 9 de agosto de 2009, no Centro de Velório Morada da Paz, na Rua São José, Lagoa Seca. O sepultamente aconteceu, às 10h, do dia 10 de agosto, no Cemitério Morada da Paz.

09/08/2009 - O Alecrim decepcionou sua torcida e perdeu em casa para o Ferroviário na tarde de ontem, no estádio Machadão, pelo placar de 2 a 1, no último jogo do grupo na primeira fase. Os gols dos cearenses foram marcados por Wescley e Cristiano, enquanto Val descontou para os donos da casa. Já classificado, esta foi a segunda derrota seguida dos natalenses na competição, que de quebra ainda perderam a liderança do grupo para o time alencarino. O adversário da segunda fase será o Central de Caruaru.

Os gols da partida saíram de forma relâmpaga no segundo tempo. Em dois minutos, os cearenses, que precisavam vencer para garantir a segunda vaga do grupo sem depender de ninguém, mataram o jogo. Primeiro, Wescley marcou aos 11 minutos. Depois, aos 13, Cristiano aumentou. O Alecrim ainda diminiu aos 39 minutos com Val, mas já era tarde e o placar ficou mesmo no 2 a 1. No outro jogo do grupo, o Treze bateu o Flamengo também por 2 a 1, mas com a derrota verde os dois morreram abraçados.

Com o segundo lugar do grupo, o Alecrim agora enfrenta na segunda fase em jogos mata-mata o Central-PE, primeiro da chave 4 e melhor time da competição até aqui. O time de Caruaru terminou a fase de classificação com 12 pontos. Vale lembrar que nesse grupo o Santa Cruz acabou eliminado. Segundo a tabela da CBF, O primeiro confronto será em Natal, domingo. O jogo de volta vai ser no dia 26 de agosto, no estádio Lacerdão, na cidade pernambucana de Caruaru.

09/08/2009 – Conclusão da 5ª Edição Feira do Livro de Mossoró. Com Mais de 30 mil pessoas passaram pela Estação das Artes Elizeu Ventania . A organização do evento afirma que o número de visitação ultrapassou as edições antereiores.
A Feira do Livro aconteceu entre os dias 4 e 9 de agosto de 2009 e reuniu importantes nomes da literatura mossoroense, potiguar e nacional, distribuídos entre lançamentos, bate-papo e diversos outros espaços e atrações culturais.
O programa do Cheque-livro atendeu 94 escolas da rede pública de Mossoró. Foi rateado entre as escolas o montante de R$ 500 mil para serem investidos na aquisição de novos livros para os acervos bibliográficos das instituições.
A expectativa para o próximo ano é que seja ampliado o espaço da Feira, que neste ano ocupou uma área de 1.500 metros quadrados.

10/08/2009 - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff,pré-candidata a presidência da República, chega ao Rio Grande do Norte para apresentar o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. A agenda da ministra Dilma teve início às 12hs, quando almoça com a governadora Wilma de Faria. Logo após, ela seguirá para o Centro de Convenções de Natal, onde, às 13h30, fez considerações sobre os investimentos do PAC no estado. Após o evento, às 15h30, a ministra concede entrevista coletiva, e às 17h, visitou às obras de urbanização no bairro Nossa Senhora da Apresentação, um empreendimento com valor total de R$ 108,3 milhões, que beneficiará 22 mil famílias.

O Rio Grande do Norte é um dos estados contemplados com o aumento dos investimentos do PAC, passando de R$ 11,8 bilhões para R$ 15,2 bilhões - um acréscimo de 28,8%. Do montante de investimentos destinados ao estado potiguar, R$ 12,3 bilhões estão previstos até 2010 e R$ 2,9 bilhões após 2010. No setor de energia, a previsão é que sejam investidos um total de R$ 9,4 bilhões; na área social estão previstos R$ 4,8 bilhões; já no eixo de logística, o investimento chega a R$ 900 milhões.

11/08/2009 - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, visitou as obras de urbanização e construção de casas populares em comunidade às margens da Avenida Capitão Mor Gouveia, em Natal. De lá, Dilma cumpriu agenda na cidade de Mossoró, atendendo convite da governadora Wilma de Faria, onde fez uma vistoria às obras do Complexo Viário da Abolição que, com seus 17km de extensão na BR-304, está orçado em R$ 60 milhões. A obra prevê a implantação de viadutos e completa reurbanização no local. Além de dar acesso a Mossoró, é uma das principais vias de ligação rodoviária entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.

O projeto tem início na área um pouco antes do Redenção, BR-304 e termina depois do Ceduc, construído às margens da BR-304. Com duração de 18 meses, a obra terá 17 km.
O primeiro viaduto ligará a continuação da Avenida Rio Branco e o Santa Delmira. O segundo, do Abolição I para o II (Avenida Abel Coelho). O terceiro viaduto será construído na Avenida João da Escóssia que dá acesso ao Mossoró West Shopping, UnP. O quarto viaduto será implantado na rótula que dá acesso à cidade de Apodi e o quinto, na rótula que dá acesso à cidade de Natal.
Conforme Kátia Pinto, a primeira etapa do Projeto do Complexo Viário da Abolição já está sendo executada. Trata-se da duplicação da ponte sobre o rio Apodi. "No projeto foi prevista a duplicação da ponte que fica sobre o rio Mossoró - obra que começou no ano passado, já que a ponte estava comprometida e havia a urgência de se realizar a recuperação da ponte. E agora, a ponte será duplicada e serão duas vias com faixa de rolamento", esclareceu. Já as obras do Projeto do Complexo Viário do Abolição devem ser iniciadas neste mês.

11/08/2008 - a ministra Dilma Rousseff, anunciou a inclusão da adutora de Mossoró no PAC. A adutora terá 92 km de extensão, 600 milímetros de diâmetro e elevará em 60% a atual oferta de água. O custo da obra está orçado em R$ 130 milhões. A obra beneficiará, além de Mossoró, os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e diversas comunidades rurais. A estimativa é que a população atendida até o final do projeto será de 320 mil habitantes. A ministra Dilma Rousseff encerrará sua visita a Mossoró com uma entrevista coletiva.

Algumas obras importantes do PAC já foram concluídas no Rio Grande do Norte, como a repotencialização do Sistema de Atracação, no valor de R$ 12, 7 milhões; a UTE Vale do Açu, no valor de R$ 475 milhões; o Gasoduto Malha Nordeste, no valor de R$ 826,6 milhões; e o programa Luz para Todos, cuja meta original de R$ 54,8 milhões já foi atingida, tendo uma meta adicional de R$ 151,8 milhões em andamento.

11/08/2009 - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, neste esato momento chega no Aeroporto Dix-sept Rosado, na cidade de Mossoró, com a finalidade de visitar o canteiro de construção do Complexo Viário da Abolição que, com seus 17km de extensão na BR-304, está orçado em R$ 60 milhões. A obra prevê a implantação de viadutos e completa reurbanização no local. Além de dar acesso a Mossoró, é uma das principais vias de ligação rodoviária entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.

O projeto tem início na área um pouco antes do Redenção, BR-304 e termina depois do Ceduc, construído às margens da BR-304. Com duração de 18 meses, a obra terá 17 km.
O primeiro viaduto ligará a continuação da Avenida Rio Branco e o Santa Delmira. O segundo, do Abolição I para o II (Avenida Abel Coelho). O terceiro viaduto será construído na Avenida João da Escóssia que dá acesso ao Mossoró West Shopping, UnP. O quarto viaduto será implantado na rótula que dá acesso à cidade de Apodi e o quinto, na rótula que dá acesso à cidade de Natal.
Conforme Kátia Pinto, a primeira etapa do Projeto do Complexo Viário da Abolição já está sendo executada. Trata-se da duplicação da ponte sobre o rio Apodi. "No projeto foi prevista a duplicação da ponte que fica sobre o rio Mossoró - obra que começou no ano passado, já que a ponte estava comprometida e havia a urgência de se realizar a recuperação da ponte. E agora, a ponte será duplicada e serão duas vias com faixa de rolamento", esclareceu. Já as obras do Projeto do Complexo Viário do Abolição devem ser iniciadas neste mês.

15/08/2009 - A agricultora Margareth Paulina de Sousa, 29, foi assassinada no último sábado, com 17 facadas, por seu companheiro na cidade de Umarizal.O o crime ocorreu por volta das 20h40, na residência onde o casal residia, localizada à rua Bonifácio Cândido, 900, bairro São José.O autor do crime é o companheiro da vítima identificado apenas por "Carlão", que está foragido. Os motivos ainda são desconhecidos pela polícia.

20/08/2009-quinta-feira) - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró,. Ele seguiu com destino ao município de Ipanguaçu, onde inaugura sete campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) através de videoconferência.

Foram beneficiadas além de Ipanguaçu as cidades de Macau, Apodi, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

O interior do Rio Grande do Norte foi beneficiado com investimentos na ordem de R$ 5 milhões para a abertura de 1.200 vagas em cada um dos IFRNs. Em 2002 eram cinco escolas com cursos profissionalizantes no Estado, agora serão 14 contando com os outras que já foram inauguradas.

Em todo o país estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão para construir 214 IFRNs em sete anos. "De 1909 a 2002 o país construiu 140 escolas. Só o governo Lula construiu 214. Até 2014 a projeção é chegar a 500 mil alunos nessas escolas", afirmou Getúlio Marques Ferreira, secretário substituto de educação profissionalizante do Ministério da Educação em coletiva de imprensa realizada ontem em Mossoró.

Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira destacou a importância de se interiorizar a educação profissionalizante. "Os IFRNs vão chegar a 10 mil matrículas. Se fosse tudo concentrado em Natal já seria um ganho, mas no interior é ainda mais significativo porque será um fator para atrair indústrias interessadas em mão-de-obra qualificada. Vejam o caso de Mossoró que qualifica profissionais para atuarem na área do petróleo", frisou.

O presidente Lula terá no palanque a companhia de toda a sua base de apoio no Rio Grande do Norte. Estão com presenças confirmadas: o senador Garibaldi Filho (PMDB) e os deputados federais João Maia (PR), Henrique Alves (PMDB), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (DEM) que mesmo sendo de um partido adversário dá sustentação ao governo na Câmara dos Deputados. De ministros estão confirmados: Fernando Hadadd (Educação) e Franklin Martins (Comunicação).

CAMPUS DE IPANGUAÇU COMEÇOU EM 1988

A história do campus de Ipanguaçu remonta à antiga Fazenda-Escola Cenecista Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, criada em 1988, pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS)
Em março de 1999, após um diagnóstico que constatou a falta de perspectivas de funcionamento da Fazenda-Escola, o Polo de Desenvolvimento Integrado Açu-Mossoró e a ONG Desenvale sugeriram a transformação da escola no Centro de Tecnologias em Agronegócios do Vale do Açu. O Cetanvale, como era chamado o centro, passou a ser gerenciado pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN).
Em 2006, o município foi contemplado pelo MEC com a instalação da Unidade de Ensino do Cefet-RN integrando a primeira fase de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. Com a transformação dos Cefets em institutos federais, o que era unidade passou a ser campus, com mais autonomia para atender as demandas locais

23/08/2009 - criação da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, que tem como primeira secretária a ex-vereadora Dagmar Suassuna. A criação dessapasta municipal é um compromisso da prefeita Goreti Pinto com as mulheres de Apodi e mostra que a municipalidade tem o total interesse de desenvolver uma política de valorização das mulheres apodienses. "O objetivo da criação dessa pasta, dar início à política municipal de seu governo de garantia dos direitos da mulher e para o fortalecimento da cidadania feminina no município".
O município de Apodi é um dos poucos do Rio Grande do Norte a contar com uma secretaria especial de atenção à mulher. A iniciativa da prefeita Goreti Pinto foi bastante elogiada pelas mulheres do município.

27/08/2009 - O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Marcos José Sampaio de Freitas, determinou a cassação do prefeito e do vice da cidade de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas de Medeiros, conhecido por BOBOCA,natural Caranaúbas dos Dantas, nascido a 1º de dezembro de 1960 e Sérgio Eduardo Medeiros Oliveira, , natural de Natal, nascido a 12 de novembro de 1965, médico respectivamente.

A decisão teve como base denúncia de captação ilícita de votos, ação que teria sido decisiva para definir a eleição de 2008.

A decisão do juiz da Comarca de Acari destaca que o afastamento do prefeito e do vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas deve ser imediato. Quem deve assumir o comando do município de Carnaúbas dos Dantas é a presidente da câmara Municipal, a vereadora DJANIRA DANTAS DE MEDEIROS, natural de Natal, nascida a 5 de dezembro de 1975

O juiz Marcos José Sampaio também determinou em sua decisão que a presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, vereadora Adjanira Dantas (PP), assumirá o comando da prefeitura.

Como cabe recurso da decisão, o prefeito Alexandre Dantas já anunciou que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no cargo até o julgamento do mérito pela Corte Eleitoral.

30/08/2009 - três dos quatro apenados que fugiram da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza - mais uma vez furando um buraco na laje do teto, e pulando a cerca de arame. Um deles, Erwagner Nunes da Silva, acusado de envolvimento com assalto e formação de quadrilha, foi alvejado com um tiro e morreu na parte externa do presídio. Os demais: Carlos Cezar de Oliveira, indiciado por homicídio; Izaque Fernandes Soares, homicídio; e José Williame da Silva, tráfico de drogas, conseguiram escapar. A evasão de presos, a segunda em menos de cinco meses, vai ser investigada pelo bacharel Rubério Vieira Pinto, titular da Segunda Delegacia de Polícia Civil (2ª DPC) de Mossoró. "Nós assim que chegamos à delegacia na manhã de hoje, segunda-feira, fomos informados da ocorrência e caímos em campo. Estamos aqui no presídio para saber o nome dos policiais que estavam de guarda. Vamos começar por conversar com eles", disse a autoridade policial.
De acordo com Alexandre Santos Nóbrega, diretor da cadeia pública, os quatro apenados estavam atualmente ocupando a cela solitária, local para onde são levados os detentos que de alguma forma deixam de respeitar as normas do presídio. Com dois deles, haviam sido encontrados telefones celulares e os demais se encontravam de castigo porque vinham desacatando os companheiros. "Os colegas de cela já não aguentavam mais eles e ameaçavam colocá-los da cela pra fora", disse. Por sua vez, o administrador disse ainda não ter como explicar como foi que uma lâmina de serra chegou até as mãos dos detentos. Eles estavam lá há cerca de duas semanas. Com o auxílio do instrumento cortante, eles serraram a lingueta da fechadura da cela, mas não completamente. Deixaram num ponto em que quem chegasse manobrava o ferrolho sem perceber que estava cortado. "Os agentes estiveram lá na cela no início da noite para fazer a vistoria de praxe e disseram não ter visto nada de anormal", disse.
Já por volta da meia-noite, os apenados iniciaram o plano de fuga. Conseguiram arrancar uma barra de ferro da estrutura de cimento na parede e com uso da mesma, abriram um buraco na laje do teto, pelo qual saíram e caminharam até uma diferença de nível na estrutura do prédio, existente desde quando foi construído e por onde outras fugas em massa deram certo. Após pularem a cerca de arame, um dos policiais da guarita percebeu o movimento suspeito e efetuou alguns disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu Erwagner Nunes, que morreu na hora, mas o corpo só foi localizado quando o dia amanheceu. "Sabemos que ele foi morto com um tiro de arma de fogo, porque os peritos do Itep constataram isso. Estive aqui no domingo, mas não consegui falar com os policiais que estavam de plantão. Eles já tinham sido revezados em seus postos de serviço e só voltam a trabalhar amanhã. Comuniquei o ocorrido às autoridades competentes e solicitei adoção de medidas para investigar o caso", disse Alexandre Nóbrega.
No dia 16 de abril 2009, a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, que fica localizada na comunidade de Riacho Grande e distante 10 quilômetros da zona urbana de Mossoró, sofreu uma alteração no número de apenados, que teve uma diminuição de 11 presos. Eles, ocupantes das celas 2 e 3 da Ala B, serraram as grades e depois, de uma delas, conseguiram chegar ao teto e depois cavaram um buraco na laje. Do total que se evadiu, a polícia já conseguiu recapturar pelo menos sete deles. Ainda encontram-se desaparecidos as pessoas de Sanmário Yuri da Costa Lima, Diego Armando da Silva, Francisco Ferreira de Lima e Francisco Nazareno da Silva.

30/08/2009 - O ex policial militar Vancleber Fonsêca Marinho, 38 anos, que residia em uma rua projetada, s/n, na comunidade de Baixa do Meio, município de Guamaré, foi assassinado com tiros de espingarda calibre 12 e pistolas 9mm por volta das 12h30 ,do dia 30 de agosto de 2009(domingo), quando se encontrava em um bar próximo à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na Rua Dr. Fernando Bestamor, no centro da cidade de Assu. Um carro estacionou a poucos metros de onde ele estava e dois homens desceram para cometer o crime de delito que a polícia considera tratar-se de um acerto de contas. O bacharel Normando Feitosa, delegado de Polícia Civil do município, disse que a população está à mercê da Lei do Silêncio. Na hora da ocorrência algumas pessoas estavam frequentando o local, mas ninguém se habilita a fornecer informações.
A respeito da vida pregressa do ex-policial, segundo o jornal GAZETA DO OESTE (30/04/1977), editado em Mossoró-RN, edição do dia 01/09/2009) foi informado através do bacharel José Clayton Pinho, delegado municipal de Areia Branca, tem como herança da sua passagem pela Quinta Delegacia Regional de Polícia Civil (5ª DRPC) a responsabilidade de desvendar crimes de homicídio em três cidades da região do Vale do Açu, onde os mesmos tiveram a participação do ex-policial, e decorrente dessa situação ele foi banido da corporação. De acordo com Normando Feitosa, o crime contra Vandecler Fonseca é característico de uma vingança. Um inquérito policial foi instaurado e terá 30 dias para ser concluído com o caso sendo dado por desvendado, mas caso o mistério em identificar os acusados permaneça, a autoridade policial poderá solicitar outro período de tempo à Justiça.
Em contato com a equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE, Normando Feitosa reclamou das dificuldades que a polícia tem enfrentado no que se refere a desvendar casos de homicídio na cidade. "Para você ter uma ideia de como a situação é difícil, há poucos dias, um comerciante foi assassinado e o crime presenciado por pelo menos 150 pessoas. Até agora a gente não conseguiu que nenhuma destas pessoas falasse alguma coisa", disse.
O cadáver de Vancleber Fonseca foi necropsiado no Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, ainda no domingo, 30, e depois liberado para sepultamento ocorrido na tarde do dia 31 de agosto de 2009( segunda-feira), no Distrito de Baixa do Meio, município de Macau-RN, onde residem seus familiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário


PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - 15 BLOGS E 1250 LINKS